Análise da prova de Linguagem do Enem

omo foram de prova? Vimos que caiu muita interpretação textual, né? Vamos ver um pouquinho do que foi cobrado?

Foto: Reprodução

E aí? Já respirou? Sei que você tá pensando na prova da semana que vem, mas vamos ver um pouquinho o que esse “novo Enem” nos mostra a partir daqui?

Tivemos uma prova de Linguagem pautada em comportamentos e sociabilidade! Com textos bem escolhidos e – visualmente – maiores, podemos afirmar que a prova é condizente com conteúdo cobrado para alunos do ensino médio!

Tivemos autores abordados aqui, nessa coluna, como Manoel de Barros e Machado de Assis, também tivemos o predomínio de textos jornalísticos, os quais também trabalhamos! Viu, que vale a pena seguir colunas semanais?

Uma coisa que frisamos bastante foi: A INTENÇÃO do texto! Se você conseguiiu acompanhar isso, você fez uma boa prova!

Foto: Reprodução

Na parte de Literatura tivemos: Chico Buarque, Machado de Assis (2 textos!) e o Guimarães Rosa (todos vistos aqui!) Então, podemos perceber que a essência da prova literária foi mantido e, na verdade, teve uma exigência maior do que o de interpretar – era o de CONHECER o que se estava falando!

Então, esse início do novo ENEM conseguiu permanecer com gêneros textuais e itens argumentativos!

 

Como foi sua prova?

Beijos e até a próxima!

Artigo anterior3 sinais de que você precisa de um nutricionista
Próximo artigoFestival de natação reúne alunos do projeto Campeões do Amanhã
Sou professora desde que nasci. Dava aula pras minha bonecas. Não sei fazer outra coisa além de ensinar, por isso também fui mãe. Sou formada em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, mestre em Educação pela Univ. Estadual do Ceará e doutoranda em Educação pela Univ. Federal do Ceará. Sou sonhadora, acredito que é na sala de aula o terreno mais fértil de transformação e mudança! Estarei aqui dividindo o conhecimento que adquiri enquanto corretora das Redações do ENEM e da minha habilidade nas Oficinas de Redação nos últimos 10 anos. A minha coluna Redação para o Enem N7 vai ao ar toda Quarta-feira e tem como objetivo auxiliar os estudantes a compreender técnicas, dicas e metodologia na hora de desenvolver a escrita na prova de redação do Enem. Vamos comigo que a hora é essa!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui