Foto: Reprodução

Anorexia é um transtorno alimentar bastante falado e mostrado em filmes, novelas e etc.

Este transtorno faz com que a pessoa tenha uma visão distorcida do seu próprio corpo, ou seja a pessoa se enxerga sempre acima do peso, desenvolvendo uma obsessão pelo seu peso e pelo que come, isso leva a pessoa a ter atitudes bem radicais e perigosas como dietas restritivas, vômito induzido, uso de laxantes e exercícios  físicos exagerados.

A perda de peso que há quando se tem transtorno é bastante perigoso pois baixa a imunidade, também causa convulsões, músculos enfraquecidos, arritmia cardíaca e etc.

Este transtorno está ligada a origens fisiológicas e psicológicas, atrapalha a ação da melanocortina, um dos hormônios que controlam o apetite deixando a pessoa constantemente sem fome.

Uma pessoa para ser considerada com anorexia deve estar com seu peso 15% abaixo do indicado para sua altura e idade.

Para que haja um diagnóstico correto deve-se passar também por exames médicos,  para ser melhor investigado se também não há outra doença que cause o emagrecimento exagerado. O tratamento é multidisciplinar composto por nutricionista, médico e psicólogo. Na psicoterapia o psicólogo irá trabalhar a forma de enxergar o próprio corpo e a relação com a comida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui